Andava pela vizinhança...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nossa....uma semana sem postar, e olha que eu havia dito que tentaria fazer posts diários....mas enfim, depois do período de enxurrada de provas na faculdade, finalmente eu voltei (ainda tenho provas, mas não tantas). Para comemorar a minha volta do limbo, farei dois posts.

Estreando a sessão música, gostaria de falar sobre o ecletismo. Uma grande discussão que, para mim, é uma grande furada. Simplesmente esse lance de "eu sou eclético" não existe (eu disse NÃO existe). E para aqueles que estão pensando "mas esse cara é um babaca,afinal, eu sou eclético" eu lhes desafio: tentem passar a semana inteira ouvindo forró, pagode, funk, heavy metal, blues, jazz, punk rock, bossa nova, reggae, mpb, trance, house, samba, música erudita, música típica indígena peruana, brega, etc, etc, etc.....é impossível, com certeza você leu esses estilos que eu citei acima e pelo menos em um deles você "torceu o nariz".

Mas não se preocupem, é normal. O ser humano é capaz de se adaptar a praticamente qualquer coisa, mas não é capaz de aceitar tudo. Sempre haverá algo que ele gosta mais e algo que ele rejeita. Na música não é diferente. Há aqueles que são fãs fanáticos de certos artistas, há queles que possuem um "artista da semana", e há aqueles que são um misto dos dois. Esses últimos costumam são os famosos "ecléticos". Uma pena que em geral eles sequer têm noção do que significa ecletismo, que, segundo o Aurélio, é isso:

Ecletismo
s.m. Método filosófico dos que não seguem sistema algum, escolhendo de cada um a parte que lhes parece mais próxima da verdade. / Bs-art. Tendência artística fundada na exploração e conciliação de estilos do passado, usual especialmente a partir de meados do séc. XIX no Ocidente.

Pois é, como perceberam, não basta ouvir várias coisas, é necessário não se "envolver" também. É como ser mãe ou pai e ter que escolher o filho preferido: não pode haver. Ser eclético e ouvir desde simples batucadas em uma caixinha de fósforos a complexas sinfonias de Mozart sem fazer juízo de valor entre elas, pois afinal, são diferentes, cada uma com sua beleza característica. Me arrisco a dizer até que mesmo artista do mesmo "estilo", que possuem um "som" parecido, não podem ser comparados, pois ambos tiveram influencias diferentes para a criação de sua obra.

Enfim, sem mais delongas, aqui vai um teste: Tente lembrar(ou simplesmente ouça) de três músicas que você gosta dos seguintes artistas, caso você goste de TODOS eles, parabéns, você é um ser humano eclético, caso contrário, tudo bem, você é apenas um ser humano normal, como eu.

1-Gonzaguinha
2-Raça Negra
3-MC Sabrina
4-Shaaman
5-Steve Ray Vaugahn
6-Miles Davis
7-The Ramones
8-João Gilberto
9-Burning Spear
10-João Bosco
11-DJ Tiesto
12-Chemical Brothers
13-Lupicínio Rodrigues
14-Tchaikovsky
15-Tito Puente
16-Fernando Lélis
17-Amir Diab
18-Earth, wind&fire
19-Schwarz stein
20-Pena Branca e Xavantinho

Espero que gostem das minhas sujestões, um abraço do bardo.


[get this widget]

0 comentários: