Manifesto Anti-Brasileiro

sábado, 19 de maio de 2012

É...eu sei que havia prometido falar de Moebius nesse post, mas não vou. Me sinto na obrigação de falar de outro assunto, muito mais urgente. Moebius pode esperar.

Quero falar sobre o povo brasileiro e o tempo, dois sujeitos que parecem estar em se chocando eternamente.

E para falar disso, eu quero começar por um fato que quase passa despercebido na imensidão do território nacional ou na imensidão cronológica do universo.

Recentemente a minha faculdade, e para os que não sabem, estudo na Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, passou por uma mudança administrativa. Essa mudança ocorreu em consequência do estado de quase falência da universidade, o que é senso comum de ter começado após a morte de seu fundador. Com a instituição nas mãos dos filhos do Ministro Luiz Gama Filho, as finanças afundaram e houve uma relativa queda na qualidade do ensino. Foi então que o Grupo Galileo Educacional comprou não sou a UGF, mas também a UniverCidade.

Até aí não há nada demais. É de senso comum também que de uma maneira geral o ensino no Brasil é precário, e que as faculdades privadas enfrentam dificuldade. E é exatamente aí, nesse pensamento, que está o absurdo.

É absurdo que o prédio de um curso de saúde fique interditado por uma semana por falta de limpeza nos banheiros. É absurdo que professores não recebam salários. É absurdo que uma instituição de ensino tenha a luz e internet cortadas por falta de pagamentos. É absurdo que alunos paguem mais de três mil reais por isso. É absurdo que alunos paguem impostos por isso.

Mas isso é 10% da ponta de um iceberg de proporções continentais.

Vale lembrar que as faculdades públicas também não são de "primeiro mundo". Basta dar um passeio pelo campus da Ufrj no Fundão e se deparar com salas depredadas e escombros de partes do hospital universitário. Com raríssimas exceções, o que vemos pelo Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, é o ensino completamente sucateado.

E reparem que eu disse "ensino". Essa questão, e todos sabem muito bem, é enraizada na nossa cultura. Uma raiz de erva daninha que faz seu caminho até o ensino superior, acima citado. E nesse caminho vil são atingidos o ensino médio, fundamental e pré escola com contundência letal. Falo nesses termos por que enxergo o Brasil como um ser vivo, e na educação seu órgão principal. A educação é precária, o Brasil está doente. O prognóstico é terrível.

É o ponto onde queria chegar na cultura do povo brasileiro. Somos conhecidos por sermos alegres e receptivos, mas também por sermos "malandros" e "encostados". Dóis saber disso, dói mais ainda reconhecer que é verdade.

Somos completamente incapazes de encarar situações sérias. Não encaramos nossa política, nossa educação, nossa segurança...absolutamente nada. É algo que parece plantado em nosso consciente coletivo desde a criminosa colonização portuguesa a mais de quinhentos anos atrás.

Nossos heróis e mártires foram todos suprimidos e caricaturados, e os que não foram, são uma fraude. Nossa noção de poder e hierarquia é deturpada. Nós temos medo de superar nossa mediocridade.

E é onde quero chegar com o tempo. Nosso passado é uma farsa, nosso presente é vergonhoso e o futuro, desastroso. Quanto ao passado, nada pode ser feito, infelizmente. Mas podemos tirar nossos cabrestos HOJE, arregaçar as mangas e construir um futuro. Ainda não é tarde.

É muito legal ler palavras como essas que acabei de escrever...e me entristece saber que serão só mais umas palavras bonitas de inspiração que vão se perder por aí. Mesmo que todos os brasileiros leiam esse blog, eu sei que nada será feito. E se alguém resolver mover um músculo, algum político ou posseiro irá simplesmente silenciar tudo.

Mesmo sabendo que é inútil, no entanto, eu persisto. Proponho uma erradicação total da cultura brasileira como a conhecemos. Tudo, sem exceção. E recomeçar do zero tendo em mente que somos um povo. Ufanismo à parte ninguém em lugar do globo terrestre irá fazer nada por nós. E uma minúscula "elite esclarecida" também não é capaz de nada.

Sou à favor da vida seja ela de que tipo, e por isso acredito num ostracismo radical contras todos os atuais opressores que nos governam...mas sou capaz de fechar os olhos para seus sumiços. Afinal de contas um câncer, mesmo que "benigno" continua sendo um câncer.

Eu gosto do Brasil, acredito no potencial do brasileiro, mas continuar com esse pensamento retrógrado e pequeno simplesmente não dá. E é necessário que todos participem dessa revolução. Eu convoco desde a presidenta Dilma, e aqueles que a controlam nos bastidores, até os mendigos que dormem e fazem suas necessidades nas calçadas da Rua Dias da Cruz, no Méier.

Convoco você, seja você adolescente, adulto, criança, político, professor, advogado, médico, funkeiro, pagodeiro, rockeiro, intelectual, militar, hippie, descompromissado, diabético, socialista, capitalista, magro, obeso, homem, mulher, gay, travesti, transexual, branco, pardo, negro, índio,  bandido, policial, motorista, motoboy, ou seja lá o que ou o quem você for. Ensine um analfabeto a ler, adote uma criança de rua com mais de oito anos, seja compassivo com quem sofre, doe alguma coisa a alguém, ajude um viciado ou um preso a se reabilitar. Seja lá o que for, por menor que seja ação, faça e propague a mensagem. Vai ser difícil no início, mas como toda novidade, o novo pensamento será lentamente aderido por todos.

A boa ação é o primeiro passo. A união é necessária para que todos possam discutir sobre o futuro. Tão complicado quanto tornar uma sociedade tão grande unida é tornar todos capazes de pensar, decidir e agir. Isso vem através da educação e leva tempo, mas é recompensador.

Minhas ideias já começas a perder um pouco o foco...talvez eu tenha alongado demais o meu discurso...espero pelo menos ter levado minha mensagem para alguém, e que a mensagem se propague e se perpetue.

Por enquanto é só. Até a próxima, enfim com Moebius.



[get this widget]

1 comentários:

Ivy disse...

Não sei o que falar D=

Mas concordo com você! `^´/

Acho que não tenho nada a acrescentar neste texto...

Se expressou bem..e com certeza é a opinião semelhante de muitos ...