Insira vinheta aqui

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"O herói avista a fortaleza inimiga incrivelmente protegida por guardas atentos...ele espreita pelas sombras, se aproxima do vigia dorminhoco e BANG! desacorda o preguiçoso...em seguida ele veste as roupas do oponente desacordado por cima das suas e caminha cautelosamente para não ser reconhecido...mal sabe ele que esta sendo vigiado pelas câmeras do grande chefão! O facínora então dá as ordens de seu aparelho de comunicação: 'Peguem-no' e detrás de uma pilastra surge um cano de um rifle de alta precisão mirando cuidadosamente para o peito do nosso mocinho. Com uma intensa sensação de estar sendo observado, ele sem querer tropeça em um fio no chão...e nota a mira laser apontada para o seu coração...menos de um segundo e...BLAM a parede recebe um singelo buraco...o mocinho escapa por pouco. Atrás de uma pilastra ele nota que não há como fugir pelos lados sem vira queijo suiço...resolve arriscar mesmo assim....Ele então se desfaz da pistola do guarda desacordado jogando-a por um lado e pulando para o outro. E dá certo. O atirador de elite se destrai com a pistola e atira de raspão, quase acertando as botas do herói....Mas que sorte...aquele mesmo fio no qual ele tropeçara parece levá-lo à sua salvação novamente! seguindo- até o teto com o olhar, o herói vê que ele segue por um duto de ventilação aberto...reparos talvez, mas isso não importa nem um pouco. Ele dá um pulo que só acontece em filmes e lá está ele...agora é só chegar perto do maldito atirador...."

Ei...isso ficou legal...talvez eu continue a história um dia....o que importa é que: não dá pra imaginar essa cena imensa sem um fundo musical por trás....a tensão, a ação, o drama...tudo é multiplicado com uma boa música!

E que tal listar as dez melhores trilhas sonoras dos filmes de hollywood? na minha visão, é claro...mas estejam à vontade para criticar:

*Não valem musicais, documentários nem bollywood (afinal é hollywood)*

10 - Tron Legacy



O filme pode não ter sido assim um estouro...também pode não ter deixado um legado (primeira piadinha do dia) como o seu predecessor...mas se há algo que esse filme tem de bom, é sua trilha sonora! (os efeitos 3D casaram muito bem...apesar do mundo ter criticado)

Pra começar, ela foi toda composta pelos geniais franceses do Daft Punk...quer coisa mais adequada?!

E segundo por que cada momento com ou sem música, a trilha se encaixa como um tetris!

E é esse o décimo lugar.



9 - Kill Bill (Vol 1 e 2)



Música enka, western, rockabilly....E AQUELA MALDITA MUSIQUINHA DA ENFERMEIRA!!!

É vingança na sua forma mais crua, é sanguinário, é Kill Bill...é TARANTINO acima de tudo!

Tarantino é "apenas" um gênio da direção...mas dentre todas as suas virtudes de diretor, a que mais se destaca é com certeza a de saber escolher a música ou efeito certo para o momento certo!.

Sempre que dá close nos olhos eu fico imaginando aquele TUtunTUtunTUtunTutun TCHATCHARAM!!!

enfim...a honrosa nona colocação!


8 - Tempos Modernos



Pelo visto vou ter que criar um top-algum-número para diretores de cinema...por que acaba de pintar um outro FERA nessa lista: Charles Chaplin!

Não bastasse ser excelente ator, palhaço, comediante, dançarino, diretor, cantor, roteirista,...ainda tinha que ser excelente compositor!

A trilha no geral é fantástica, pontuando bem as nuances do filme....mas o que a eleva à sétima colocação é apenas uma música em especial: Smile, tocada nos momentos finais....Uma ode ao sorriso mas que faz qualquer coração de pedra amolecer...difícil não chorar de alegria ao ouvir uma interpretação bem feita dessa música...e mesmo sendo instrumental, talvez apenas por ser instrumental, ela arrebata nossos ouvidos...

Oitava colocação muito bem representada!


7 - The Good, the Bad & the Ugly



Enio Moricone = deus das trilhas sonoras de bangue bangue...mas ele se superou aqui...

O filme tem quinzilhões de "mais do mesmo" de umas boas trilhas de "spaghetti western" mas meu amigo....nada se compara à música de tensão entre duas pessoas mais perfeita do mundo: tanananaaaa....wawawa.....tanananaaaa....wawawaaaaaaaaa....

logo penso num duelo...o cara com a mão no coldre...cospe no chão...passa a bola de poeira...badalada dos sinos e PA PUM!!!! tiros e um vencedor....

preciso dizer mais?

É o sétimo lugar.


6 - Scott Pillgrim vs The World



A trilha desse filme é tão boa, mas tão boa que eu fiquei até com pena de não deixar no top 5....enfim...

Abrangendo de temas em 8-bit a um rock "paulera" (fala sério...vocês acharam realmente qu enunca mais iriam ouvir esse maldito termo na vida, não acharam?) essa trilha consegue potencializar todos os mais ínfimos momentos...seja com barulhinhos ou apenas um trecho d euma música...eu fui redundante...mas se vocês prestarem atenção aos mínimos detalhes...vão entender...

Sério...eu quase me urino de emoção ao ouvir (e ver) a briga contra os dublês...é tão....jogo de luta!

Sem contar na contribuição de beck, rolling stones e outros artistas muito bacaninhas...*metric e broken social scene vêm à mente*

tão fazendo O QUE que ainda não assistiram/ouviram esta meleca?

Sexta colocação, confirma!


5 - The Shining



Me mijo de medo com esse filme...tá...hoje em dia apenas tenho pontadinhas...mas quando menor eu me mijava TODO....filme assustador pra caralho!

E quem mais contribui pra esse terror todo é sem dúvida a trilha...pra se ter noção, há uma parte em que Jack Torrance (Jack Nicholson) puxa uma folha de papel da sua máquina de escrever...e é assustador...ELE APENAS PUXA A MALDITA FOLHA....mas a música dá uma porrada auditiva que te faz GELAR....

Convenhamos: Berlioz é assustador

Sem mais o que dizer sobre a excelentíssima quinta colocação!

4 - Guerra nas Estrelas (todos)



Mais um diretor brilhante figurando na lista! Que Star Wars é magnífico, não há dúvidas...sabres de luz, jedis, A Força, Chewiebacca, Natalie Portman, Darth Vader, Millenium Falcon, stormtroopers, ewoks e...MARCHA IMPERIAL!!!!!

Eu babo pela marcha imperial...e pela música de abertura...aquela dos letreros, saca? e todas as outras também!

Pelo amor de Allah...eu não preciso dar muitas explicações...apenas imaginem que a marcha imperial é a Carmina Burana do século XX e pronto...o resto é lucro

Quarta pronta pra decolar.


3 - Inception/Tubarão


Medalha de bronze vai para um dos filmes mais porretas do ano passado e que deixou muita gente entendendo p*rr@ nenhuma no fim das contas: A Origem.
Ma vejam só....ela será divida com outro clássico do cinema: Jaws

Não é que a trilha seja sobrenatural...mas ela é personagem do filme! uma sacada mais do que genial! mais do que uma música incidental bem bolada...é absolutamente demais!

No caso de Tubarão, o pioneiro, sempre que há a musiquinha, há um tubarão que se aproxima...e acreditem, o tubarão NUNCA aparece no filme...a música basta por si.

Em Inception, Ne me quitte pas quadruplica toda a tensão do momento, nos revelando que o tempo no mundo dos sonhos está se esgotando...e a cada nível ela recebe um delay, aumentando a sensação de sonho...e pra fechar com chave de ouro, ela é tocada nos créditos nos dando aquela impressão que estamos "acordando" do imenso sonho que foi um filme...uau!

Proposta genial, execução genial, efeito devastador.



Terceira(s) colocação(ões) pronta(s).


2 - Eraserhead



Tido como um dos mais perturbadores filmes de todos os tempos, a nossa medalha de prata não é assustador pelo que mostra...mas pelo que se ouve!

Preto e branco, arrastado, expressionista...a trilha desta joça mexe com os teus nervos...vai minando a sua resposta normal ao que você vê...vai te alienando...e quando você menos espera....ela está te provocando medo, paranóia e outras reações adversas...

Vejam bem: Eraserhead está aqui em segundo não por ser uma obra prima, mas por ter uma trilha capaz de transformar a entediante vida de um operário em uma agonizante experiência audiovisual.

Mas o que poderia ser melhor do que o segundo colocado?????



1 - Interstella 5555



WÂ MÓ TÁIM WIÁ GONA CELEBREIT Ô IÉ ÓAI DONSTÓ DEDÉNCI!!!!

Nossa medalha de ouro vai para Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homen Cristo, o Daft Punk.

Isso porque essa obra não é um álbum do duo...assim como não é um média metragem (ou curta...depende do ponto de vista)...é os dois ao mesmo tempo!

O filme, uma animação feita com traços tipicamente orientais (passei a abortar os termos anime e mangá: é tudo desenho) mas que não possui fala alguma. Todas as intenções dos personagens são transmitidas pelas músicas, que dita o tom ágil de perseguições, melancólicos de despedidas e esperançoso de reencontros.

Talvez se houvessem diálogos, o filme não fosse tão bom...ou talvez ele nem figurasse no top 10...mas os caras acertaram em cheio. Faço questão de enumerar cada uma das músicas.

*SPOILER ALERT*

1.One More Time: Hit nas paradas de todo o mundo por volta dos anos 2000. Não tem como ficar parado e não dançar. "We're gonna celebrate"

2.Aerodynamic : Se toda perseguição fosse tão frenética...ia faltar fôlego em boa parte delas...solo de guitarra ANIMAL!

3.Digital Love : Fala sério cara...muita gente se identifica com isso...além do mais, é uma puta duma declaração...recomendo pros mais "romantiquinhos".

4.Harder, Better, Faster, Stronger : Reparem como a música é composta apenas por uma batida e palavras...nada seria mais exato naquela cena do que essa música.

5.Crescendolls : Quase que por acaso, o grande "q" dessa música são os seus sutis crescendos...super adequada para mostrar a nova "situação" da banda homônima.

6.Nightvision : Um tanto soturna...e bem amosférica.

7.Superheroes : Essa cena é um verdadeiro show à parte...a música consegue captar bem o espírito da coisa em mais um perseguição intensa.

8.High Life : Passa um tanto desapercebida, mas não menos importante ou sensacional.

9.Something About Us : Essa é daquelas que causa eventuais lágrimas escorrerem pelos rostos daqueles mais sensíveis.

10.Voyager : Apenas ajuda a derramar mais lágrimas...nesse ponto aqueles mais "durões" vão tentar esconder os olhos marejados.

11.Veridis Quo : Investigação...oculto...mistério...revelações...briga e salvamentos...tudo isso permeia essa parte. O grande clímax

12.Short Circuit : mais um pouco de tensão para a coleção.

13.Face to Face : Despedidas são péssimas né? essa não deixa de ser melancólica, mas é diferente : consegue dar um ar todo especial de esperança.

14.Too Long : O final...o anticlímax. Depois de mais uma perseguição, à volta a casa e o happy end mais que merecido para essa grande história. Sim...final mais que feliz para o casal Stella e Shep, que permanecem juntos...já contei demais, agora vão assitir!

E aí, não acham que a história do sistema da estrela secreta (5tory of the 5ecret 5tar 5ystem...legal né?) merece a medalha de ouro? ah não? então comente!

Menções honrosas: Carmina Burana (a própria), Senhor dos Anéis, Harry Potter, Psicose, Sexta Feira 13, Titanic, Pulp Fiction, Forrest Gump...a lista é grande....

Um abraço do Bardo!


[get this widget]

0 comentários: