Salve salve!!! o Bardo está de volta...sim, eu demorei, mas acredito que Alê os deve ter entretido nesse meio tempo...
Meio que assim, de repente, me deu uma vontade de dividir algo com o mundo. Não que o mundo já não saiba, mas não todo o mundo...Deixando de complicações, alguém aqui tem um clipe musical preferido?
Eu tenho vários. Tá aí uma coisa que eu acho muito foda. Pense bem, é a junção de duas artes grandiosas: música e cinema. Claro que nem sempre assim...convenhamos que alguns clipes (tanto pela música, quanto pelo vídeo em si) dão uma certa vergonha até de se assistir. Mas no geral a maioria é aceitável.
Vale lembrar que essa "modalidade" só ficou realmente famosa com a MTV e, é claro, o grande rei Michael Jackson (já é o terceiro ou quarto post seguido que eu exalto ele...posso me considerar fã já?).
Além da publicidade garantida pela emissora, a inovação no estilo de se fazer clipes elaborada por Michael, tornando-os roteiros completos, fez o troço alavancar. Antes dele, o clipe não tinha um propósito e em geral consistia somente em imagens dos artistas fazendo umas estripulias ou então era filmado um show ao vivo.
Mas agora vem a pergunta: e quem teve a primeira idéia? Quem realizou o primeiro videoclipe musical da história? Michael? Beatles? Rolling Stones?
Todas as alternativas ERRADAS!!!
A banda pioneira em musicar um video foi também uma banda pioneira em trocentas outras coisas, e a banda é: Coven, uma banda estadounidense de meados da década de 60 liderada ela ex-cantora de ópera Jynx Dawson que fazia rock psicodélico misturado a muito satanismo. Sim, isso mesmo SATANISMO!.
Os doidos do Coven foram os primeiros a criarem um clipe, os primeiros a falarem abertamente de satanismo (não somente citar o diabo, mas da doutrina em si), os primeiros a usarem o sinal dos chifres (aquele muito difundido entre fãs do metal), os primeiros a usarem imagens de cruzes invertidas, entre outras coisas.
Como vêem, eles merecem um post à parte.
Chega de lenga-lenga, direto ao revival especial, o primeiro videoclipe musical da história:
Coven - Blood on the Snow
Um abraço diabólico do Bardo.
[get this widget]